top of page

Perguntas frequentes 

Nesta página, abordo perguntas frequentes acerca dos serviços que ofereço. Para mais informações sobre os mesmos, clica no botão abaixo.

Trabalhas para quem?

Sou consultora de viagens independente através da empresa de viagens Icligo , reconhecida com o número RNAVT3301. Esta identificação corresponde ao Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo, que é um registo oficial em Portugal que certifica as agências de viagens e operadores turísticos. Este registo é gerido pelo Turismo de Portugal, a autoridade nacional responsável pelo setor do turismo.

Vendes viagens para todos o tipo de orçamentos?

Sim, planeio a tua viagem à tua medida quer sejas um mochileiro que queira ficar em hostels, um casal à procura de uma escapadinha romântica ou alguém que procura fazer férias com a família.

Vendes bilhetes de avião?

Não. Para te fazer um orçamento, tens de solicitar pelo menos uma noite com alojamento incluído.

É possível reservares apenas alojamento?

Sim, faço reservas de alojamento apenas, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Nota que se decidires comprar os voos separadamente através de outro prestador, a viagem não estará abrangida pelas condições de viagem organizada, que conferem alguns benefícios em caso de imprevistos.

Como posso pedir orçamento?

Envia email para info@marianaemdialogo.com. Consulta aqui as informações necessárias para o orçamento. Caso não tenhas a informação toda, não faz mal, eu ajudo!

Qual é a diferença entre usar a plataforma autonomamente e pedir orçamento?

Para usar a plataforma Icligo autonomamente, inscreve-te como meu cliente aqui. Depois, acede à plataforma através deste link.

A diferença entre usares autonomamente e pedires orçamento é que eu tenho acesso a mais opções (como por exemplo, operadores turísticos). Ao mesmo tempo, é uma questão de comodidade e confiança, pois faço pesquisa adicional acerca dos destinos e esclareço questões, de acordo com as tuas necessidades. Da mesma forma, entro em ação rapidamente caso haja alguma situação com a tua reserva.

O valor que encontras na plataforma será o valor a pagar, ou seja, o facto de me pedires orçamento não vai aumentar o preço da viagem. 

No caso de as tuas necessidades se adequarem a uma viagem de operador (por exemplo, uma viagem às Caraíbas ou Maldivas com tudo incluído, um circuito com guia ou um safari de vários dias ou uma viagem à Disney), apenas eu posso fazer a reserva.

Porque é que o orçamento pode mudar?

Na indústria do turismo, existe uma grande variação de preços. O mesmo se aplica à disponibilidade dos transportes e alojamentos. Por isso, os orçamentos apresentados estão sempre sujeitos a alterações e disponibilidade  existente.

Existem diferentes tipos de reservas?

Sim. Eu forneço serviços de alojamento, voo+hotel, cruzeiros, viagens multidestino, atividades de viagem, aluguer de carro e  transferes. Paralelamente, tenho contacto com operadores turísticos que têm pacotes exclusivos de viagem. 

Como funcionam as reservas a partir da plataforma?

O primeiro passo começa com um contacto por parte do cliente, A partir daí, faço e partilho orçamentos com o cliente. Uma vez que o cliente confirmar o interesse num orçamento, serão necessárias informações pessoais do mesmo. De seguida, o cliente deve proceder ao ao pagamento.

Após o pagamento e quando a reserva é confirmada, existem dois caminhos possíveis: 

- Se a reserva for feita por mim, reencaminharei ao cliente um email de confirmação da viagem, com toda a documentação necessária, incluindo vouchers, condições e informação do seguro contratado. Irei precisar de uma confirmação por email da parte do cliente para garantir que está tudo correto.

- Se a reserva for feita autonomamente por parte do cliente, o mesmo irá receber um email de confirmação com toda a informação necessária.

Como funcionam as reservas a partir de operadores?

Tal como nas reservas pela plataforma, o primeiro passo começa com um contacto por parte do cliente, A partir daí, faço e partilho orçamentos com o cliente. Uma vez que o cliente confirmar o interesse num orçamento, faço o pedido de reserva.

Para o pedido de reserva, precisarei de uma cópia digitalizada do documento de identificação de cada passageiro.  Posso avançar com a reserva sem os passaportes, mas necessito da informação dos mesmos 10 dias antes da viagem.

Uma vez que recebo a informação de pagamento, reencaminharei a mesma ao cliente. O cliente dispõe de 72h para fazer o pagamento. Caso não seja feito, a reserva será eliminada pelo sistema.

Quando o pagamento estiver feito e validado e a reserva confirmada, reencaminharei para o cliente a informação da reserva. Cerca de 10 dias antes da viagem, reencaminharei a restante documentação.

O que acontece em caso de indisponibilidade ou impossibilidade de confirmação de reserva?

Tanto para reservas pela plataforma ou reservas em operadores, o pagamento é feito antes da confirmação da reserva. No caso de indisponibilidade, o valor é devolvido ao cliente.

A maioria das reservas são confirmadas automaticamente. No caso de ser uma reserva que precisa de uma validação manual por parte do serviço a clientes, o processo de confirmação é feito dentro de horas.

Como é feito o pagamento para reservas a partir da plataforma?

O pagamento é feito pela plataforma Icligo, este pode ser feito por inteiro ou em duas partes. Após a confirmação da reserva, o cliente tem 7 minutos para proceder ao pagamento da mesma (total ou primeira prestação). Os métodos aceites são cartão de crédito, mbway e referência multibanco.

Como é feito o pagamento para reservas em operadores?

O pagamento é feito preferencialmente através de referência multibanco. Alternativamente, o pagamento pode ser feito via cartão de crédito. No entanto, neste caso, podem-se aplicar taxas. No caso do pagamento via cartão de crédito, este é feito através de um link. 

Após a confirmação da reserva, o cliente tem 72h para efetuar o pagamento da mesma.

Habitualmente, os operadores pedem 40% do valor aquando da reserva e o restante numa data específica. Estas condições podem variar consoante o operador e promoções em vigor.

Forneces serviços de visto?

Em regra geral, não. No entanto, indico-te os passos necessários.

Há operadores turísticos que podem ter esse serviço incluído. Terás a informação do que está ou não incluído no orçamento.

Vou ter apoio durante a minha viagem?

Sim, tens apoio do centro de suporte 24/7. Também estarei disponível para esclarecer qualquer questão.

O seguro está incluído?

Sim, o seguro de viagem clássico é obrigatório e cobre desde a origem ao destino. Há seguros com coberturas extra que posso adicionar ao teu orçamento. Terás acesso à nota informativa do seguro no orçamento.

E se quiser cancelar a viagem?

O cancelamento é possível, de acordo com as condições de cancelamento de cada reserva. Vais ter essa informação na confirmação da reserva. Nota que nem todas as reservas são parcialmente reembolsáveis. Aplica-se uma taxa de 15 euros por cancelamento.

bottom of page